Ferramentas Econômicas para a Conservação no Sul do Amazonas

Dates
-
Region & Country
Status
Completed
Duration
1 week 4 days
Course Type
Two-Week Training

A Conservação Estratégica propõe desenvolver um curso dirigido aos profissionais que atuam em iniciativas de combate ao desmatamento e avanço da fronteira agro-pecuária no Sul do Amazonas.

O objetivo geral é oferecer ferramentas de análise econômica que permitam elaborar estratégias mais eficientes e eficazes para formulação de políticas de fortalecimento do uso sustentável da floresta.
Como objetivos específicos, o curso irá oferecer a base técnica necessária para:
• Entender as causas econômicas das principais ameaças à conservação da floresta em pé no Sul do Amazonas;
• Estabelecer critérios para a adoção me mecanismos econômicos de políticas ambientais no Estado;
• Avaliar a viabilidade econômica e financeira de ações de uso sustentável dos recursos naturais;
• Definir critérios eficientes para alocação de recursos limitados;
• Elaborar políticas públicas economicamente eficientes e sustentáveis;
• Entender como os instrumentos econômicos de políticas ambientais podem contribuir para a conservação dos recursos naturais na Amazônia.

Conteúdo

1. Microeconomia (16 horas): funcionamento de mercados, equilíbrio entre oferta e demanda, falhas de mercado (Prof. Carlos Eduardo Young – UFRJ).
2. Economia dos recursos naturais (8 horas): critérios econômicos para o manejo dos recursos hídricos (Prof. Marcos Amend – Conservação Estratégica).
3. Análise econômica de políticas ambientais (8 horas): critérios econômicos para a avaliação de políticas de conservação do meio ambiente (Prof. Ronaldo Seroa da Motta - IPEA).
4. Valoração econômica (12 horas): técnicas para estimar o valor econômico dos recursos naturais (Prof. Ronaldo Seroa da Motta - IPEA).
5. Análise custo-benefício (20 horas): técnicas para avaliar a viabilidade econômica / financeira de projetos (Prof. Marcos Amend – Conservação Estratégica).
6. Economia experimental (8 horas): simulações do funcionamento de mercados (Prof. Marcos Amend – Conservação Estratégica).
7. Estudos de Caso (4 horas): apresentação de estudos relacionados à aplicação prática de ferramentas econômicas na conservação dos recursos naturais.
8. Saída de campo (4 horas): visita de campo para ver e discutir aplicações práticas do conteúdo teórico.