Idioma:

Análisis

En Conservación Estratégica (CSF) ayudamos a los conservacionistas locales a utilizar herramientas económicas para que encuentren soluciones inteligentes y eficientes a los problemas ambientales más urgentes. Desde la creación de CSF en 1998, hemos llevado a cabo numerosos proyectos de análisis en bosques, ríos y ambientes costeros. La mayor parte de nuestro trabajo se ha concentrado en los trópicos, donde los niveles de diversidad biológica son extraordinariamente altos. Para maximizar el alcance y la calidad de nuestro trabajo, incluimos en todos nuestros proyectos a expertos y organizaciones que se destacan en el campo de la conservación.

Riscos e Oportunidades do mercado de Cotas de Reserva Ambiental: Como garantir a proteção de áreas prioritárias para conservação?

A Conservação Estratégica (CSF-Brasil) analisou os riscos e benefícios do instrumento de mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) no estado da Bahia, nordeste do Brasil. A intenção é apoiar o governo no desenho da sua lei estadual para garantir que o mercado de CRA proteja áreas prioritárias para a conservação.

No Brasil, as propriedades rurais têm um importante papel na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, pois devem manter pelo menos 20% da sua área total coberta com vegetação nativa. Essas áreas são chamadas de Reservas Legais (RL), e estas têm a finalidade de manter os serviços ecossistêmicos e garantir o equilíbrio dos processos ecológicos da região. Atualmente, é estimado que o estado da Bahia possua cerca de um milhão de hectares que deveriam ser protegidos como RL, mas que estão sendo utilizados para outros usos (ex. agricultura, pecuária, etc). A adequação ambiental dessas áreas pode ser realizada através do mercado de CRA.

A partir da análise de diferentes cenários de implementação do instrumento, concluímos que se o mercado de CRA no estado da Bahia for restringido apenas para a alocação em áreas definidas como prioritárias para conservação, este apresentaria a melhor relação entre custo e efetividade. Em outras palavras, essa restrição do mercado seria a melhor maneira do ponto de vista estratégico, para gerar maiores ganhos ambientais a menores custos.

Com este estudo, pretendemos apoiar o estado da Bahia no projeto de regulamentação do mercado de CRA para alcançar melhores resultados ambientais.

Este projeto teve o apoio financeiro da Good Energies.

Clique aqui para baixar nosso estudo e aqui para ler o resumo deste.

Crédito de fotografia: Daniel Kieling.