Idioma:

Análisis

En Conservación Estratégica (CSF) ayudamos a los conservacionistas locales a utilizar herramientas económicas para que encuentren soluciones inteligentes y eficientes a los problemas ambientales más urgentes. Desde la creación de CSF en 1998, hemos llevado a cabo numerosos proyectos de análisis en bosques, ríos y ambientes costeros. La mayor parte de nuestro trabajo se ha concentrado en los trópicos, donde los niveles de diversidad biológica son extraordinariamente altos. Para maximizar el alcance y la calidad de nuestro trabajo, incluimos en todos nuestros proyectos a expertos y organizaciones que se destacan en el campo de la conservación.

Análise de custo e mecanismos de sustentabilidade financeira do programa de monitoramento de biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

O Brasil é considerado um dos 17 países mega diversos, abrigando 20% da biodiversidade global e apresentando o maior número de espécies endêmicas no mundo inteiro. Apesar disso, o monitoramento da biodiversidade in situ no Brasil ainda é disperso e se dá de forma descontínua.

Nesse contexto, a CSF Brasil, em parceria com a Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), está conduzindo um estudo do custo de implantação e manutenção do programa de monitoramento da biodiversidade do ICMBio, incluindo a indicação de mecanismos e fontes de apoio financeiro para a continuidade do programa no longo prazo.

Dessa forma, esse projeto tem como objetivo a elaboração de cenários sobre o custo de implantação e continuidade do programa de monitoramento da biodiversidade do ICMBio levando em consideração o custo inicial de implantação e a expectativa de gastos em um horizonte de 10 anos para a execução do monitoramento.

Além disso, também está sendo elaborado um documento que apresenta quais são os mecanismos e as fontes de apoio financeiro existentes para financiar o monitoramento da biodiversidade e a forma como essas fontes podem ser acessadas pelo ICMBio.