Idioma:

News

Novas publicações sobre cadeias de valor da pesca artesanal na costa amazônica brasileira

É com grande prazer que a Conservação Estratégica (CSF-Brasil) compartilha as três seguintes publicações sobre as cadeias de valor da pesca artesanal de camarão e caranguejo na costa amazônica brasileira, elaboradas em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo:

- "O camarão piticaia e o camarão-branco no estado do Maranhão";
- "O camarão regional-da-amazônia no estado do Amapá";
- "O caranguejo-uçá e o camarão regional-da-amazônia no estado do Pará".

CSF and UNESCO fisheries publications
As três publicações sobre as cadeias de valor da pesca artesanal de camarão e caranguejo na costa amazônica brasileira. Crédito da fotografía: UNESCO.

Estas publicações contêm informações sobre o contexto social, econômico, ambiental e produtivo de cada CdV. Pedro Gasparinetti, Diretor da CSF-Brasil, afirma que: "Essas informações são importantes para que os atores envolvidos nas cadeias de valor possam se planejar, identificando gargalos nos processos produtivos e oportunidades que devem ser trabalhadas e discutidas pelas comunidades, governo e setor privado. Por isso, o diagnóstico é fundamental para direcionar investimentos, sendo eles públicos, privados ou de instituições de apoio da sociedade civil, que visem a fortalecer a pesca como uma fonte de renda sustentável, melhorando a conservação dos recursos pesqueiros e a qualidade de vida das comunidades envolvidas nas cadeias de valor da pesca artesanal”.

Nosso estudo Mapeamento de Cadeias de Valor da Pesca Artesanal na Costa Amazônica: estado atual e perspectivas de fortalecimento foi realizado no âmbito do Projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica (PeSCA), uma parceria entre o Fundo Vale e a UNESCO, em cooperação com a CSF-Brasil e a Fundação Mitsui Bossan do Brasil.

Para ler sobre nossa viagem de campo, clique aqui, e para mais informações sobre o evento de apresentação dos resultados, aqui.

Projects or courses this news item is about: 
Mapeamento de Cadeias de Valor da Pesca Artesanal na Costa Amazônica