Idioma:

News

Fortalecendo o turismo sustentável em Terras Indígenas do Mato Grosso, Brasil: Lançamento de estudo sobre a demanda em turismo local

Tourism End Photos

Workshop Participants. Photo credit: CSF

A Conservação Estratégica (CSF-Brasil) lançou o estudo "Fortalecendo o turismo em Terras Indígenas: Análise de oferta e demanda do turismo na bacia do rio Juruena, Mato Grosso".  O estudo, elaborado em parceria com a Operação Amazônia Nativa (OPAN), fez uma análise das características de oferta ea demanda do turismo na bacia do rio Juruena, no estado do Mato Grosso (MT), para apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável em Terras Indígenas (TIs).

Nossos resultados apontam que a demanda potencial está interessada especialmente na experiência de imersão cultural por períodos de cerca de 4 dias, com refeições nos padrões tradicionais e pernoite em ocas indígenas (porém os visitantes dão importância à banheiros com boas condições). Também há uma preferência por atividades com ligação com ambiente natural, como esporte de aventura ou visitar por atrativos de beleza cênica. 

Os resultados encontrados podem ser utilizados como insumo para a elaboração de planos de gestão de atividades em TIs. Espera-se que o estudo subsidie o diálogo e decisões das comunidades, assim como a articulação com operadores de turismo, fornecendo subsídios ao processo de planejamento da cadeia de valor do turismo na região.

Tourism End Photos

CSF's Pedro Gasparinetti, Brazil Director, giving an interview for Super FM Radio. Photo credit: CSF

Nossos resultados finais foram apresentados no dia 19 de Setembro de 2018, em Campo Novo dos Parecis (MT), para 25 representantes de etnias indígenas locais e um membro da Fundação Nacional do Índio (Funai). Pedro Gasparinetti, Diretor da CSF-Brasil, também os apresentou em uma entrevista para a rádio Super FM. 

Recomendamos que o etnoturismo na região se preocupe com o fortalecimento das capacidades dos atores locais, para garantir que o desenvolvimento da atividade vise a salvaguarda da cultura local, melhoria das condições de vida das comunidades e conservação dos recursos naturais. O etnoturismo aparece também como uma ótima oportunidade de diversificar a economia da região, que atualmente se apoia fortemente da produção de soja.

Clique aqui para mais informações sobre este projeto, aqui para saber sobre nossa viagem a campo e oficina, e aqui para baixar aqui para baixar nossa publicação.