CSF ministra curso sobre Gestão de Ativos Agroambientais

CSF ministra curso sobre Gestão de Ativos Agroambientais

CSF ministra curso sobre Gestão de Ativos Agroambientais

 

A Conservação Estratégica (CSF) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), realizaram, em novembro, o Curso Online de Gestão de Ativos Agroambientais 2023. Voltada para técnicos e gestores das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a atividade ocorreu nos dias 22, 24, 27 e 29, reunindo quinze participantes. 

Com duração de 16h, o objetivo do curso foi capacitar os participantes a compreender e abordar os desafios e oportunidades relacionados aos ativos agroambientais na região amazônica. A programação incluiu palestras, debates, estudos de caso e atividades práticas com vistas a ajudar na compreensão do tema e a identificar maneiras de contribuir para a gestão e uso sustentável dos ativos agroambientais.  

De acordo com a engenheira florestal, Jessica Borges, consultora da CSF, o curso foi um espaço muito proveitoso para o fortalecimento dos governos subnacionais da Amazônia Legal. “Não apenas por meio do compartilhamento de conhecimento técnico sobre a valorização de ativos agroambientais, mas principalmente pela troca de experiências entre os participantes”, afirmou. 

Introdução aos Ativos Agroambientais e Instrumentos de Gestão; Incentivos sustentáveis para grandes e médios proprietários rurais; Incentivos à agricultura familiar e bioeconomia e desenho de projetos e; Incentivos financeiros relacionados à pecuária e restauração, foram alguns dos assuntos abordados. 

Participaram como ministrantes das aulas, o diretor Pedro Gasparinetti e os economistas Júlia Queiroz, Leonardo Bakker e Adrilane Oliveira, da CSF. Pelo IPAM, a coordenadora de Parcerias e Câmaras Setoriais do Consórcio da Amazônia Legal, Beatriz Narita,  a diretora adjunta de Ciências, Patrícia Pinho, a analista de Pesquisas, Laís Sousa,   a diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial, Lucimar Souza e o diretor de Desenvolvimento Territorial e Políticas Pública, Eugênio Pantoja.