Curso Ferramentas Econômicas para a Conservação

Dates
-
Region & Country
Status
Completed
Duration
1 week 5 days
Course Type
Two-Week Training

Vinte e três participantes, de 18 organizações, entre elas, IBAMA, ICMBIO, GIZ, participaram do Curso Ferramentas Econômicas para a Conservação, realizado, pela CSF Brasil, de 28 de julho a 08 de agosto de 2014, em Santana do Riacho, na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil. O Curso contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Alemã de Cooperação para o Desenvolvimento – GIZ e da Confederação Nacional da Indústria por meio do Projeto TEEB Regional-Local.

Foram abordados temas como: Microeconomia, Instrumentos Econômico, Valoração Ambiental, Economia de Recursos Naturais e Análise Custo-Benefício.

Alguns comentários dos participantes:

”O curso vai apoiar na decisão de novos produtos e argumentação em reuniões técnicas/políticas.”

”Os componentes do curso serão certamente empregados no meu trabalho de forma significativa.”

”Foi útil para entender de forma prática a maneira de incorporar conceitos econômicos nas análises de projetos de conservação dentro das instituições.”

__________________________________________________________________________

ANÚNCIO ORIGINAL DO CURSO:

A Conservação Estratégica (CSF Brasil), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Alemã de Cooperação para o Desenvolvimento – GIZ e da Confederação Nacional da Indústria por meio do Projeto TEEB Regional-Local, tem o prazer de convidá-lo a se inscrever no processo seletivo para a participação na edição de 2014 do curso Ferramentas Econômicas para a Conservação.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo geral oferecer ferramentas de análise econômica que permitam elaborar estratégias mais eficientes e eficazes para formulação de políticas para a conservação ambiental.

Como objetivos específicos, o curso irá oferecer a base técnica necessária para:

• Entender as causas econômicas da degradação dos ecossistemas e da biodiversidade;
• Definir critérios eficientes para alocação de recursos limitados;
• Elaborar políticas públicas economicamente eficientes e sustentáveis;
• Entender os instrumentos econômicos que podem contribuir para a conservação dos recursos naturais;
• Avaliar a viabilidade econômica e financeira de ações de uso sustentável dos recursos naturais.

CONTEÚDO

Carga horária total: 80 horas

1. Microeconomia (16 horas): funcionamento de mercados, equilíbrio entre oferta e demanda, falhas de mercado (Prof. Carlos Eduardo Young – UFRJ);
2. Economia dos recursos naturais (8 horas): critérios econômicos para o manejo dos recursos naturais renováveis (Prof. Ronaldo Serôa da Motta – UERJ);
3. Valoração econômica (16 horas): técnicas para estimar o valor econômico dos recursos naturais (Prof. Jorge Madeira Nogueira – UnB);
4. Políticas ambientais e instrumentos econômicos (12 horas): critérios e instrumentos econômicos para a formulação e avaliação de políticas de conservação do meio ambiente (Susan Edda Seehusen – Conservação Estratégica);
5. Análise custo-benefício (16 horas): técnicas para avaliar a viabilidade econômica/financeira de projetos (Instrutor a ser confirmado);
6. Palestras e Troca de Experiências (12 horas): apresentação de estudos e iniciativas relacionados à aplicação prática de ferramentas econômicas na conservação dos recursos naturais.

DATA E LOCAL

O Curso será realizado entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2014 na Pousada Fazenda Monjolos, localizada na Serra do Cipó, Minas Gerais.

PÚBLICO ALVO

Analistas, gestores e demais profissionais de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, pesquisadores e acadêmicos que trabalham na área ambiental e desejam adquirir ou aprofundar seus conhecimentos na aplicação das técnicas e ferramentas econômicas aplicadas à conservação ambiental.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

As vagas são limitadas a 20 participantes, que deverão cumprir toda a programação.

Inscreva-se aqui

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Está incluso na inscrição:

• Hospedagem e alimentação para os alunos durante o período de realização do curso;
• Material didático e de apoio, incluindo pendrive com todo o conteúdo do curso;
• Traslado entre o Aeroporto de Confins e a Serra do Cipó nos períodos previamente definidos;
• Uma saída de campo durante o curso;

Não está incluso na inscrição:

• Despesas de viagens dos alunos até Lagoa Santa;
• Traslado de alunos que não partam de Lagoa Santa;
• Despesas pessoais tais como chamadas telefônicas, fax, frigobar, correio, fotocópias, serviço de quarto, bebidas alcoólicas, alimentação fora das refeições regulares que serão fornecidas pelos organizadores do curso, bem como toda e qualquer despesa extra.

Todos os custos de viagem referentes às despesas com passagem aérea de ida e volta e deslocamento até Lagoa Santa – MG deverão ser arcados pelo candidato ou pela instituição que o candidato trabalha.

No dia anterior ao início do curso (27/07/2014) e no último dia do curso (08/08/2014), uma van fará o traslado Aeroporto de Confins - Serra do Cipó - Aeroporto de Confins. Dessa forma, para usufruir desse serviço, o candidato deverá chegar ao Aeroporto de Confins no máximo até às 16:00 do dia 27/07/2014 e programar a partida de seu voo do Aeroporto de Confins no mínimo a partir das 19:00 do dia 08/08/2014.

Inscreva-se aqui

INSCRIÇÕES E PROCESSO SELETIVO

Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário em anexo e enviá-lo para o e-mail [email protected] impreterivelmente até o dia 10/07/2014. Inscrições incompletas ou enviadas fora do prazo estabelecido não serão consideradas. O resultado da seleção será divulgado no dia 14/07/2014.

CONTATO

Para mais informações, favor contatar:

Cynthia Franco
Luís Hashimura

Inscreva-se aqui